Gripe Canina

A traqueobronquite infecciosa canina, conhecida popularmente como gripe canina ou tosse dos canis, é uma enfermidade de cães que ataca o sistema respiratório dos animais produzindo crises de tosse. A sua maior ocorrência é no inverno.

A tosse dos canis é causada principalmente por três agentes infecciosos, uma bactéria de nome bordetella bronchiseptica e dois vírus, parainfluienza e adenovírus, agindo de forma isolada ou em combinação.

Trata-se de uma doença que aparece sem avisar não proporcionando ao proprietário indicio nenhum do problema antes dele se instalar. Comum entre cães de qualquer raça ou idade, a gripe canina pode ser contraída pelo contato com cães doentes, em exposições, parques públicos, pet shops, abrigos, banho e tosa e até mesmo em um simples passeio.


A doença é altamente transmissível pôr aerossóis (pequenas gotas eliminadas pêlos espirros) e os animais apresentam os primeiros sintomas entre 3 a 10 dias após a infecção.


Normalmente nos cães acometidos pela gripe, observa-se acessos de uma tosse seca, parecendo que o animal está engasgado, às vezes expectorando um tipo de espuma branca. Essa tosse costuma piorar com exercícios físicos, agitação ou mesmo pela própria pressão da coleira. O cão alimenta-se normalmente, permanece ativo, alerta e não apresenta febre.


Em casos mais graves seu cão pode apresentar secreção nos olhos, coriza, falta de apetite e febre. Nos filhotes e nos animais mais debilitados o quadro pode evoluir para situações mais complicadas, como pneumonia, por exemplo.

Uma vez instalado o quadro, o médico veterinário deverá ser procurado para que seja instaurado o devido tratamento o mais breve possível.  Normalmente aquela pessoa que tem mais de um cão, quando um deles contrai a gripe canina, todos eles acabam também ficando doentes, cada um deles com a sua gravidade, como se fosse uma gripe humana.


A melhor maneira de prevenir a doença é através da vacinação. A vacina pode ser aplicada a partir dos 60 dias de idade, com reforços anuais.

 

Vacine seu cão!