Odontologia

O Prime Pet oferece um serviço para o tratamento periodontal para cães e gatos, com o uso de equipamentos específicos para a remoção do tártaro e profilaxia dental.

O procedimento é realizado sob anestesia geral (inalatória), com a remoção do tártaro através de raspagem manual e por equipamento de ultrassom, com posterior polimento.

Doença Periodontal

A doença periodontal acomete cerca de 85% dos cães e gatos adultos. Os principais sintomas relacionados são:

  • Mau hálito; 

  • Acumulo de tártaro; 

  • Sangramento, inflamação ou retração da gengiva; 

  • Pus na gengiva; 

  • Dentes com mobilidade; 

  • Dor ao abrir a boca, para segurar ou mastigar os alimentos, perda do apetite.

 

A doença periodontal começa com a formação da placa bacteriana e inflamação, posteriormente com a deposição mineral formando o cálculo dental, inflamação de todo o tecido periodontal podendo levar a mobilidade ou perda de dentes. Apresenta-se geralmente em animais de 6 a 8 anos, dependendo das condições de vida e da predisposição racial e individual, as raças pequenas podem ter uma evolução prematura desta doença.

Convém destacar o maior perigo das periodontopatias não é a perda dos dentes ou o desenvolvimento de infecções locais, mas sim a migração bactérias para outros órgãos do animal, podendo desencadear insuficiência renal e cardíaca (em cães), além de lesões hepáticas e nas articulações.

A saúde bucal dos animais de estimação está diretamente relacionada com a qualidade de vida. A prevenção é realizada com a escovação diária dos dentes e com uma alimentação adequada.